Interaction South America 2013 - Josh Seiden

15 Nov 2013

Esse ano tive a oportunidade de participar do Interation South America que aconteceu em Recife - Brasil. Uma das palestras que mais gostei foi a do Josh Seiden - User experience in a rapidly changing world. Ele trabalha na empresa NEO e é autor do livro Lean UX.

Lean UX

Josh falou que na nossa área a mudança é a nova realidade e precisamos estar sempre se adaptando, modificando nossas práticas e técnicas.

O desenvolvimento de software antigamente era baseado muito no processo de manufatura que na época era o que funcionava muito bem. Hoje o desenvolvimento de software evoluiu para ser mais ágil, entregar valor para o cliente, ter uma boa experiência do usuário e evitar o desperdício.

Empresas como Etsy fazem deploy para produção 50 vezes por dia. Facebook duas vezes por dia. Amazon faz entregas para produção a cada 11.6 segundos!

O software hoje em dia possibilita que ocorra mudanças continuas, nessa nova realidade práticas mais antigas como design upfront não fazem mais sentido. Não há tempo para se planejar e desenhar toda uma interface para somente após esse periodo implementa-la.

Desenvolvedores aprenderam Metodologias Agéis. Designers aprenderam a usar UX Ágil. Pessoas de negócios usam Lean Startup.

#####Aprendizado Continuo

Uma empresa deve estar sempre aprendendo sobre seus produtos e seus clientes. Não espere você ter uma idéia implementada para começar a testar com o mercado e os seus clientes. Esse processo deve começar desde o início.

#####Suposições & Hipóteses

Todo projeto começa com suposições. Eu acho importante chamarmos de suposições porque na maioria dos casos onde trabalhei essas suposições eram tomadas como verdades.

Suposições são chamadas de requisitos

Hipóteses são maneiras de testar as nossas suposições. Nós saberemos que essa suposição é verdadeira quando vermos que essas métricas aconteceram.

#####Times pequenos X Times grandes

Josh gosta da idéia de times de 2 pizzas. Um time que pode ser alimentado por 2 pizzas, que tenha apenas 1 projeto, multi-disciplinar, estejam todos na mesma localidade, auto-suficiente e com liberdade para experimentar.

#####Possibilitar o fazer

Designers desenhando e desenvolvedores prototipando ao mesmo tempo. Cultura geral da empresa para fazer coisas. MVP é a menor coisa para poder testar suas hipóteses.

O que as empresas estão tentando aprender?

  • Existe alguma necessidade/oportunidade no mercado?
  • Alguêm irá comprar minha solução?
  • A minha solução funciona?

Designers não devem desenhar um produto mas sim um experimento, testar idéias mais rapidamente.

#####Gerenciar os resultados

Resultados são as coisas que você constroe e o resultado que elas geram. Em vez de focar em funcionalidades entregas, foque nos resultados que você gerou, por exemplo: Aumento de usuários fazendo cadastro no seu site.

#####Uma nova organização

Times pequenos trabalhando em validar produtos e validar modelos de negócio. Nós devemos possibilitar times a trabalhar em funcionalidades que não funcionam, nós precisamos que eles falhem para poder aprender.

#####Algumas frases interessantes do Josh:

Eu acredito que um entregável de design deve ser um sistema rodando

Entregáveis de design é um modelo antigo e está mudando

Empresas apenas de design é uma péssima idéia

Usuários são cegos a pequenas mudanças continuas

Voltar para todos os posts Voltar para todos os posts
comments powered by Disqus