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Sessão de design colaborativa

05 Jan 2014

Sessão de design colaborativa é muito importante para aumentar a colaboração com o time. Ela serve para criar uma visão compartilhada entre o time para que se possa entender o que o usuário quer, qual problema estamos tentando resolver e criar material para complementar o design.

Normalmente quando os designers apresentam mockups ou designs para coletar feedback do time, as pessoas geralmente focam nos detalhes como: “Porque esse spinner não fica mais para a direita?” ou “Eu gosto quando esse componente é dessa maneira…”, etc.

Esses pontos as vezes não são tão importantes quanto questões mais relevantes como: O usuário vai utilizar/gostar disso? Qual problema que queremos resolver?

Como fazer o time colaborar de uma maneira mais efetiva no design?

###Sessões colaborativas de design

"Sessões colaborativas de design"

####Participantes

Todo time deve participar das sessões. Quanto mais pessoas melhor, desenvolvedores, designers, testadores, gerentes de projeto, analistas, todos podem participar.

####Regras de Brainstorm

"Regras Brainstorm"

####Regras da Sessão

  • Todos sabem desenhar
  • Deixe seu ego na porta
  • Venha com a cabeça aberta
  • Quanto mais idéias melhor
  • Quantidade antes de qualidade
  • Escute depois responda
  • Todas idéias tem valor
  • Comece com um objetivo final
  • Assegure-se que o problema que você trouxe no início é melhor conhecido quando a sessão acabar

####Dicas para ajudar a quebrar o gelo

Algumas vezes alguns participantes podem ter dificuldade de começar o desenho de uma interface. Uma maneira fácil de quebrar o gelo é pedir para que o participante comece com o mais básico, que é o desenho do browser, dentro do browser é que iremos começar a desenhar a interface em si.

Outro dica importante é mostrar que o básico para se desenhar wireframes é composto por triangulos, circulos e quadrados. Todos sabem desenhar isso é a base para qualquer desenho de uma interface, nenhuma outra forma é necessária.

####Como organizar a sessão

  1. Quebra Gelo (10 minutos) - Telefone sem fio visual

  2. De um contexto do problema e o que queremos atingir (10 - 15 min) - Problem statement, personas, limitações, pesquisa e todas informações que achares necessário apresentar. Antes do workshop prepare essa parte e imprima o que achar necessário, quanto mais coisas visuais melhor para o workshop.

  3. Divida os participantes em grupos de 4 - 5 pessoas e peça que inicialmente elas peguem uma folha e dobrem para que fique em 6 partes iguais. Peça que cada pessoa inicilamente desenhe 6 idéias individualmente (10 min)

  4. Cada pessoa deve apresentar suas idéias rapidamente (2 min) o importante é escutar todos os participantes.

  5. Dentro do grupo agora peça que cada pessoa escolha e desenhe a melhor de duas idéias e melhore elas. Cada pessoa apresenta de novo.

  6. Peça agora que o grupo desenhe 2 idéias em conjunto e depois apresente para todos.

Ao longo do processo tome nota das idéias gerais e patterns que aparecerem. Também estimule os grupos a darem nomes a esses padrões. Essas anotações vão ser uteis para trabalho depois do workshop.

Você pode continuar iterando da maneira que achar necessário até o ponto que o time tiver emergindo numa idéia única.

Resultado

O resultado principal é um entendimento geral do grupo sobre o problema e o contexto que quer ser resolvido. Em projetos de software o resultado de um workshop pode ser transformado em protótipos funcionais ou código direto para ser entregue em produção.

Baseado no post Collaborative Sketching